Terapia Sacro Craniana

Abordagem Física

A Terapia Sacro Craniana é uma terapia manual subtil, concentrada na avaliação e melhoria da função fisiológica do sistema sacro craniano. Este sistema inclui as membranas cranianas e o líquido cefalorraquidiano, que rodeiam e protegem o cérebro e a espinal medula. Esta terapia procura restabelecer o equilíbrio e a harmonia deste sistema que, quando sujeito a tensões anormais, pode originar ou provocar alterações  fisiológicas.

Mais sobre a terapia

O terapeuta aplica um toque extremamente subtil para libertar restrições no sistema sacro craniano, reduzindo os efeitos negativos do stress no sistema nervoso central. Como resultado, o sistema auto-regulador pode recuperar e fazer os ajustamentos necessários sem interferir com as funções fisiológicas regulares.

Onde se pode aplicar

  • As dores de cabeça podem ser originadas por vários fatores, incluindo tensão muscular, desequilíbrios estruturais e problemas de fluxo dos fluidos cerebrais. As técnicas cranianas são suaves e precisas e restabelecem o equilíbrio no crânio e na face.

  • Muitas vezes a perceção da dor pode não corresponder diretamente à sua origem. Na disfunção mandibular são trabalhadas estruturas que embora não estejam ligadas diretamente à articulação contribuem para a sua disfunção.

  • A Terapia Sacro Craniana atua sobre as estruturas ósseas, musculares, tendinosas e fáscias do crânio e tórax. Liberta e equilibra a obstrução das vias respiratórias e os movimentos torácicos.

  • A Terapia Sacro Craniana promove e estabiliza o equilíbrio do líquido cefalorraquidiano, aumenta a irrigação sanguínea e proporciona a sensação de liberdade e relaxamento.

  • A Terapia Sacro Craniana favorece a comunicação proprioceptiva do corpo, liberta as restrições da meninge dura-máter, melhora a circulação do líquido cefalorraquidiano e a comunicação entre o sistema nervoso central e as restantes estruturas do corpo.

  • A Terapia Sacro Craniana alivia e corrige desequilíbrios funcionais e estruturais do corpo. Atua na dinâmica do movimento, membranas fáscias e ligamentos.

  • A Terapia Sacro Craniana estabiliza e equilibra o líquido cefalorraquidiano que, além da sua função protetora e nutritiva do sistema nervoso central, também se reflete no estado de vitalidade do indivíduo e na sua capacidade de regeneração tecidular.

  • Não deve ser aplicada na presença de dor aguda e/ou febre.