Terapia de Bowen

Abordagem Física

A terapia de Bowen é uma técnica suave e precisa que consiste numa série de movimentos simples sobre partes específicas do corpo, tais como ligamentos, tendões e músculos. Apesar da sua abordagem suave, o terapeuta é capaz de estimular impulsos nervosos através dos músculos faciais, o que pode ter um impacto significativo sobre o sistema nervoso simpático. Estes impulsos nervosos são utilizados como referência para estimular a “auto-cura”.

Mais sobre a terapia

A terapia de Bowen é uma abordagem indolor e sauve que não envolve qualquer manipulação forçada. Algumas pessoas relatam sentir-se extremamente relaxadas durante e após o tratamento.

Uma sessão de terapia de Bowen dura normalmente 30 a 45 minutos e consiste numa sequência variável de movimentos intercalados com pausas para permitir que o corpo processe a informação. Os movimentos podem ser feitos sobre a pele ou sobre tecidos leves e soltos.

Recomenda-se normalmente 4 a 6 sessões, com um intervalo ideal de cerca de 7 dias para permitir que o corpo responda ao tratamento. Contudo, dependendo das necessidades individuais, a frequência pode variar de 5 a 10 dias.

Onde se pode aplicar

  • A Terapia Bowen promove o relaxamento, ajuda a equilibrar os movimentos respiratórios, potencia o equilíbrio fisiológico.

  • Doença reumática inflamatória crônica, progressiva, que afeta a coluna vertebral. Esta terapia tem bastante sucesso na estabilização dos sintomas.

  • Doença inflamatória crônica e debilitante, esta terapia consegue diminuir os marcadores de inflamação e consequentemente diminuir as dores e rigidez matinal.

  • Manifesta-se por dor e limitação da amplitude articular. Esta terapia manifesta excelentes resultados na recuperação após poucas sessões.

  • A Terapia de Bowen promove o relaxamento muscular, atua na desinflamação dos tecidos e na diminuição da dor.

  • Dor difusa, podendo incidir mais na região lombar, cervical ou ambas. Os movimentos de Bowen promovem o relaxamento e também o realinhamento postural.

  • Inicialmente são feitos testes para avaliar o nível de atrofia muscular e do nervo mediano, após avaliação aplica-se um procedimento específico denominado procedimento do túnel de cárpico para relaxar os músculos do antebraço e melhorar a circulação sanguínea.

  • É um síndrome doloroso, crônico, não inflamatório. A aplicação desta terapia tem bastante sucesso na recuperação e na qualidade de vida do paciente. É frequente e notório após poucas sessões diminuírem as dores, a rigidez articular e a tensão muscular.

  • Não deve ser aplicada na presença de dor aguda e/ou febre.