Hipnomassagem
Abordagem Psíquica
Tanto a massagem quanto a hipnoterapia são terapias bem conhecidas, mas pouco frequentemente são combinadas. A integração da sugestão terapêutica e do trabalho corporal permite ao corpo explorar, abordar e libertar bloqueios, ansiedades e traumas, envolvendo a mente subconsciente para melhor libertar a dor subjacente ou outros efeitos adversos para a saúde.
Por exemplo, o cliente com dor no ombro pode sentir o peso do mundo sobre os seus ombros, ou o cliente com dor nas costas pode sentir que falta estrutura ou apoio na sua vida, tal como o cliente com a mandíbula dolorida e tensa, pode estar a reprimir palavras não ditas.
Mais sobre a terapia
Seja para uma única sessão de relaxamento ou para algo mais complexo como traumas, fobias, controle da dor ou a origem desta, a hipnomassagem oferece ao cliente uma experiência altamente focada e benéfica tanto para a mente como para o corpo.
Onde se pode aplicar
-
É importante entender que comportamentos nocivos e comprometedores para o corpo como medos, inseguranças e ansiedade, são muitas vezes gerados por eventos do passado que marcaram e foram esquecidos com o tempo.
Através da Hipnomassagem induzimos um relaxamento profundo de forma a aceder a essas memórias e reenquadrar-las.
Após apenas algumas sessões, os pacientes manifestam facilmente sensações de felicidade, leveza e maior concentração.
-
A fobia é o medo irracional de algo e está ligada frequentemente a experiências negativas.
Diante de uma situação fóbica, a pessoa pode apresentar sintomas de taquicardia, sudorese, náuseas, tremores, alterações de pressão arterial, paralisia ou fuga.
Através da hipnomassagem, após um relaxamento profundo da mente e corpo, é iniciado o processo de busca da causa/gatilho do transtorno, estando este associado ou não, a factos ocorridos durante a vida do paciente. Após as causas serem identificadas, são aplicadas técnicas específicas para dessensibilizar e reenquadrar esses eventos anulando quaisquer ligações com a fobia.
Nas primeiras sessões são frequentemente sentidas pelo paciente, sensações de alivio, leveza, tranquilidade, e um aumento geral da qualidade de vida no seu cotidiano.
-
A dor crônica afeta milhões de pessoas no mundo, reduz a qualidade de vida e limita o dia-a-dia de quem sofre com ela.
A Hipnomassagem na gestão e controlo da dor é uma técnica aplicada não apenas para alívio, mas também para o paciente ter a perceção de como lidar com ela.
A dor é um sistema de aviso que nos protege e nos alerta que algo esta errado naquela parte do nosso corpo, como tal e antes de qualquer intervenção psicológica o paciente deve sempre consultar um médico para adquirir um diagnóstico prévio.
-
A Fibromialgia é uma doença dolorosa, crônica, não inflamatória.
Define-se como primária ou idiopática quando não está relacionada com outras patologias e secundária quando o seu diagnóstico está associado a outras patologias.
Pode manifestar sintomas como dores generalizadas, sensação de musculatura tensa e dolorida, cansaço, dor à palpação, dor abdominal, taquicardia, ansiedade, desânimo, depressão, além de dificuldades cognitivas de memória, atenção e concentração.
A Hipnomassagem promove o relaxamento, ajuda a diminuir e a gerir sintomas altamente incapacitantes, tendo sempre como base que os traumas sofridos ao longo da vida são psicossomatizações no corpo.
-
O bruxismo é um distúrbio caracterizado pelo apertar e ranger dos dentes, de forma involuntária, com aplicação de forças excessivas sobre a musculatura da face. A sua origem pode ser física ou emocional.
Os principais sintomas são dores de cabeça, desconforto na articulação temporomaxilar, dores nos músculos da face e nos pavilhões auriculares, rigidez dos ombros, limitação dos movimentos de abertura da boca e perturbações do sono.
Através da hipnomassagem conseguimos promover o relaxamento, estabilizar alguns sintomas e, caso seja de origem emocional, identificar, dessensibilizar e reenquadrar os eventos associados.
-
A asma é geralmente caracterizada por períodos de grande dificuldade respiratória, como por exemplo, ataques de tosse incontroláveis, pressão no peito, falta de ar e cansaço.
Os fatores cognitivos como convicções, condicionamentos e ansiedade podem ter um papel importante na manutenção e na gestão destes sintomas.
A hipnomassagem pode ser aplicada em vários sintomas fisiológicos da asma, através de estímulos cerebrais durante o período de transe hipnótico alterando assim a perceção dos sintomas.
-
A insónia caracteriza-se por uma alteração na qualidade e no tempo de duração do sono, estando ligada frequentemente a uma agitação fisiológica ou psicológica.
Existe uma infinidade de fatores que podem estar associados à insônia, como o stress, ambientes e hábitos inadequados, mau funcionamento orgânico, sedentarismo, transtornos emocionais entre outros.
A hipnomassagem, aplicada como instrumento auxiliar no acompanhamento psicológico, pode ser uma excelente ferramenta para o tratamento da insônia, pois permite identificar eventos que possam estar associados ao sintoma e orientar pensamentos, distinguindo os produtivos dos ruminantes.
Através da aplicação de diversas técnicas hipnóticas conseguimos aceder ao subconsciente e ter contacto com possíveis bloqueios relacionados com o sintoma.
-
A enxaqueca é uma condição neurológica complexa com vários outros comprometimentos além da dor de cabeça, por isso e antes de se submeter a qualquer tratamento que envolva a modificação do sintoma, como a hipnose, deve sempre consultar um profissional de saúde especialista na área para fazer uma avaliação clínica.
A enxaqueca é uma patologia que afeta grande parte da população mundial, causa hipersensibilidade à luz, ao som, náuseas e vómitos.
Na hipnomassagem são aplicadas sugestões para conforto, foco de atenção e mudança de percepção, sendo que, poderá também ser necessário utilizar uma escala de diagnóstico para identificar possíveis gatilhos emocionais relacionados com o sintoma.
-
Atualmente já existem evidências (estudos do British Medical Journal) que esta patologia pode estar ligada além de fatores biológicos, também a fatores psicológicos.
Este distúrbio intestinal é uma condição persistente e difícil de tratar, com sintomas que podem afetar seriamente a qualidade de vida, incluindo dor abdominal, inchaço, diarreia, obstipação e em alguns casos incontinência fecal, gerando consequentemente perturbações de ansiedade, isolamento social e depressão.
As sessões de hipnomassagem têm como foco a interligação entre o cérebro e cólon e as técnicas são aplicadas de modo a proporcionar o alívio dos sintomas, diminuir a ansiedade e fortalecer o ego.
É aplicada também a chamada “Terapia de diálogo” entre o cérebro e o intestino.
-
A hipnomassagem pode ser usada como complemento aos cuidados paliativos convencionais, pois não substitui nenhum procedimento mas atua sim como auxiliar.
São aplicadas sugestões para autocontrolo, conforto, aumento da autoestima, mudança de percepção, e gestão da dor apenas quando a causa desta é conhecida pela medicina.
Os cuidados paliativos visam melhorar a qualidade de vida do paciente e a hipnomassagem pode auxiliar nesse processo.